domingo, 4 de julho de 2010

Caruaru tem quase 100 mil veículos - E as ruas praticamente continuam as mesmas...



Com isso, cidade é a quarta no ranking das maiores frotas de Pernambuco.






FORAM cerca de 30 mil automóveis a mais em dois anos

A cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, está quase atingindo a marca dos 100 mil veículos, segundo estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). O número coloca o município do Interior em quarto lugar no ranking estadual das maiores frotas de veículos, ficando atrás apenas do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda - todos na Região Metropolitana do Recife. Caruaru tem circulando hoje exatos 96.442 veículos. Além disso, a frota de motocicletas já é a segunda maior em Pernambuco e só perde para a Capital. Nos últimos dois anos, a frota caruaruense aumentou em quase 30 mil novos automóveis.
Confrontando a frota de veículos com a população caruaruense de 298.501 habitantes (segundo dados do censo 2009 realizado pelo IBGE) chega-se à proporção de um veículo para três pessoas na cidade. Ou seja, levando em conta que parte dessa população, aproximadamente 50 mil habitantes, compreende crianças e jovens abaixo dos 19 anos, é possível dizer que cada morador da cidade em idade economicamente ativa possui pelo menos um veículo.
Uma das explicações para esse grande número de veículos é o alto quantitativo de motocicletas, que em Caruaru envolve uma questão cultural, segundo o diretor da 4ª Ciretran, Joaquim Queiroz. “A profissão de mototaxista é muito forte aqui e por isso há tantos veículos desse tipo na cidade, o que acaba elevando esse número total”, explicou. Para o empresário Andrey Renato, dono de uma revendedora de veículos na cidade, o poder aquisitivo dos moradores da região pesa muito. Além disso, as facilidades de pagamento também são um atrativo para que cada vez mais pessoas adquiram um veículo. “Eu acredito que os financiamentos mais longos e mais acessíveis contribuem para esse grande número da frota de Caruaru”, opinou.
O autônomo Gilliard de Souza acabou de trocar de carro. Para ele, o que leva à compra de um novo veículo é o custo-benefício. “Quando vou trocar de carro levo em conta preço e modelo. Eu utilizo meu carro para trabalhar e sair com a família”, afirmou. Porém, o aquecimento do mercado não segue o ritmo junino e há quem não comemore aumento nas vendas, pelo menos nesses últimos meses. No período de São João e Copa do Mundo, por exemplo, o mercado ficou congelado, segundo as revendedoras, e muitas empresas fecharam o mês de junho sem nenhuma venda. “Até abril o momento estava muito bom, mas em maio acabou caindo e, em junho, nem se fala”, reclamou o vendedor Michel de Holanda.

Reportagem : CLARICE COSTA
Fonte: www.pe.gov.br, acessado em 04 de julho de 2010.


Opinião do Blog Caruaru Alerta!

É notável o progresso de Caruaru e região, contudo os governantes tem que priorizar a questão do acompanhamento desse progresso em todas as áreas, visto que na reportagem acima, temos esse aumento surpreendente de veículos na cidade, contudo as ruas e avenidas não está sendo preparadas pra receber o fluxo de automóveis e continuam praticamente as mesma de décadas atrás, o que ocasiona esse transito caótico e estressante da capital do agreste.
Recentemente foi criada a DESTRA, Autarquia de Defesa e trânsito daquele município pelo governo José Queiroz, porém há meses atuando e tentando resolver tal problema, verificamos que ainda não conseguiram organizar o trânsito na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário